Derrota em Coimbra no início do Campeonato

O Belenenses perdeu hoje por 5-4 com a Académica, em jogo disputado em Coimbra.

Vamos ser claros, desfazendo desde já quaisquer equívocos: ganhar é bom, perder é mau. A nossa equipa entrará sempre em campo para vencer, encarando qualquer adversário sem desrespeito ou sobranceria, mas também sem medo ou submissão de qualquer tipo. Portanto, se perdemos, foi um resultado mau e estamos tristes.

Posto isto, com total limpidez, cabe entretanto referir que o Belenenses jogou bom futsal, criou muitas oportunidades (as dos golos e as não concretizadas) e comprovou a sua competitividade, apesar do pouco tempo de trabalho em conjunto destes jogadores. Arthur Coelho, o mais recente reforço, nem pôde ainda alinhar.

Porque perdemos então? Pelas oportunidades falhadas e pelos golos mal sofridos – quatro deles foram autenticamente oferecidos. Depois de o Belenenses recuperar de 1-0 para 1-3, “não poderíamos” ter consentido, da maneira como foram, dois golos até ao intervalo, que chegou assim com 3-3 e tudo em aberto.

Adicionalmente, deve-se mencionar o valor do adversário: mantendo a espinhal dorsal do ano passado, pôde em devido tempo reforçar-se bem, com vários jogadores oriundos do Instituto D. João V e também do Freixieiro. Confirma-se o que disséramos: a Académica é candidata aos primeiros lugares. Ainda assim, o Belenenses podia ter vencido mas os visitados foram mais eficazes.

Bem se pode aliás realçar a condição de visitados: apesar da presença de quase 20 adeptos do Belenenses, o factor casa fez-se sentir, com um ambiente forte criado pelos adeptos locais, destacando-se uma presença massiva da sua claque.
Estamos certos que o mesmo haverá de acontecer no próximo Domingo, no Acácio Rosa, frente ao Modicus: a força do público azul ajudará o Belenenses no seu desejo de vencer.

Hoje os golos azuis foram marcados por Daniel (1-1), Nuças (1-2 e 1-3) e Bruno Pinto (5-4). Pelo Belenenses alinharam: Marco Guedes, Regufe, Bruno Pinto, Lincoln e Simas (cinco inicial) e também Daniel, Giló, Bruninho, Nuças e Tiago Carvalho.

Outros resultados desta jornada:
Braga 2 – Operário 4
Leões de Porto Salvo 4 – Fundão 2
S.L. Olivais 4 – Boavista, 3
AMSAC 2 – Sporting 4
Freixieiro 4 – Loures 3
Modicus 1 – Benfica 3