Crónica Benfica - Belenenses

O Belenenses perdeu hoje por 2-1 com o Benfica no Pavilhão da Luz, num jogo onde a nossa equipa mostrou grande coragem, atitude, capacidade de discutir o jogo e excelente qualidade táctica.

Se alguém alimenta dúvidas sobre o merecimento deste jogadores, e da orientação técnica que os tem conduzido e os está a fazer crescer, o jogo de hoje, só por si, deve chegar para as desvanecer.

Com efeito, a equipa do Belenenses sacudiu para trás das costas a infelicidade que a tem perseguido e a inexperiência de alguns jogadores nestas andanças, e apresentou-se no terreno adversário com a prometida ambição de vencer e com muita determinação.

Muito acertada na defensiva, a nossa equipa nunca esqueceu o ataque, e aos 8m, por intermédio de Tiago Rodrigues, colocou-se na posição de vencedora, com muito mérito.

Os visitados reagiram e chegaram ao empate entre os 12 e os 13 minutos num remate de longe de Diego Sol.

A partir daí, a equipa de arbitragem, especialmente o sr. Barraca, intensificou bastante a pressão sobre a nossa equipa, com uma vergonhosa dualidade de critério nas faltas e nos cartões, que manteve até ao fim. A equipa encarnada veio assim a beneficiar de um livre de 10 metros mas não o logrou converter. O conjunto azul nunca se desuniu e o intervalo chegou com 1-1 no marcador.

O segundo tempo começou com um jogo muito pressionante da forte equipa da casa, criando muitas dificuldades e forçando-nos alguns erros. No entanto, só chegou ao golo num lance em que o Belenenses saiu para um contra-ataque muito promissor mas em que um erro nosso, permitiu o contra-golpe do Benfica. Havia 24 minutos de jogo. Os minutos seguintes foram ainda difíceis para a nossa equipa que, porém, se foi recompondo.

E a verdade é que o tempo se foi passando sem alteração no marcador, mesmo se o Belenenses cometeu mais um ou outro erro e se o árbitro do lado dos bancos continuava a massacrar a nossa equipa. A 3 minutos do fim, Alípio Matos colocou o Belenenses a jogar em 5X4 e, apesar de algum cansaço, o Belenenses ameaçou o empate, que esteve eminente a 7 segundos do fim, quando Drula fez a bola esbarrar na trave. Perdemos, contudo saímos de cabeça erguida.

Os ventos da fortuna não hão-de estar sempre contra nós. Mais uma vez a nossa equipa mostrou o seu valor e os seus progressos. Merece todo o apoio dos adeptos belenenses, nomeadamente nos dois próximos jogos, ambos no Restelo, contra Freixieiro e Boavista. O futuro tem que ser diferente e tem tudo para ser melhor.

Cabe um agradecimento aos que hoje foram apoiar o Belenenses. Foram poucos, é verdade; mas tiveram muita alma.

Crónica