Comunicado da Direcção da Secção

A Secção de Futsal e o Núcleo de Amigos do Futsal do Clube de Futebol «Os Belenenses» condena e repudia os lamentáveis acontecimentos ocorridos após o jogo S.C.Braga - C.F. «Os Belenenses» no Pavilhão Universitário Desportivo em Gualtar, Braga, a contar para a 12ª jornada do Campeonato Nacional de Futsal.

Com efeito, logo após o apito final, alguns elementos, facilmente identificáveis como afectos ao clube visitado, invadiram uma zona que deveria ser reservada aos elementos participantes no jogo, procurando roubar alguns dos pertences da nossa equipa. Perante a surpresa e indignação de alguns dos nossos jogadores presentes naquela zona, foi criada uma situação de conflito de que resultaram ofensas corporais a um deles.

Porque a forma como entendemos o Desporto em nada se coaduna com situações deste tipo; porque estranhamos o modo como adeptos afectos à equipa visitada tiveram acesso àquela zona restrita; e também por termos a perfeita noção que, quando temos a nosso cargo a organização de um jogo do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, somos responsáveis por tudo aquilo que aconteça dentro do nosso Pavilhão Acácio Rosa, nomeadamente a garantia de segurança de toda a comitiva do Clube Adversário – o que sempre aconteceu –, não poderemos nunca calar uma situação como a que vivemos no final do jogo do passado sábado, e que o modo correcto como o jogo foi disputado por todos os seus participantes em nada faria prever.

Nesta mesma data daremos conta à FPF dos acontecimentos ocorridos, de forma a que possam ser tomadas as medidas necessárias a evitar situações semelhantes no futuro.
Entendemos que devem ser reforçadas as directrizes para que a segurança dos participantes do jogo, e dos elementos do staff da equipa visitante presentes na bancada, seja uma das principais preocupações de quem organiza o jogo na qualidade de visitado, como fazemos aliás no nosso Pavilhão, despendendo para isso verbas importantes destinadas às forças de Polícia de Segurança Pública.

Estamos certos que, ao repudiar este tipo de acontecimentos e ao fazer este alerta, damos o nosso contributo para uma melhor organização do Campeonato principal de uma modalidade que, também na organização, precisa de andar ao nível do que de melhor se faz no nosso pais.

Clube de Futebol «Os Belenenses»
Secção de Futsal
Núcleo de Amigos do Futsal