Crónica Braga - Belenenses: Estranha Apatia

A deslocação a Braga para defrontar o Sporting local, fazia prever um jogo mais dificil do que a classificação do adversário poderia transparecer.
E foi de facto assim. O adversário jogava "sobre brasas", já se sabia disso. O que não se sabia e não se contava, era que a nossa equipa se demonstrasse tão pouco agressiva, e com tão pouca dinâmica de jogo.

Bastava ao Belenenses ter tido uma postura de domínio de jogo, ter imposto o ritmo do mesmo privilegiando a posse de bola, mantendo as movimentações ofensivas já observadas esta época, ter mantido a postura agressiva na pressão sobre o portador da bola quando esta estava na posse do adversário, enfim o modelo de jogo implementado por Alípio Matos no Belenenses, teria bastado isso para vencer este jogo. Ao invés disso a Equipa demonstrou uma estranha apatia, oferecendo a posse de bola aos bracarenses e limitando-se a tentar proteger os caminhos para a baliza de José Carlos.

Durante grande parte do jogo, o Braga adoptou também esse tipo de postura, abdicando do ataque organizado, contudo mostrando-se bastante empenhado no contra ataque. Foi assim que marcou 3 dos seus 4 golos. Chegou para vencer este Belenenses, que no sistema de jogo 5x4 ainda conseguiu apontar o 3-2 num golo de belo efeito por Nuças, mas também aqui actuou de forma pouco esclarecida. Numa infeliz perca de bola, quando buscava o empate, permitiu aos de Braga marcar o 4º golo desde a sua area de baliza, o qual sentenciou o jogo.

Em termos individuais, pouco a dizer. Apenas Nuças (o melhor em campo, ficando na retina a forma excelente como marcou o golo do empate a 1-1) e José Carlos merecem nota positiva, num conjunto que já demonstrou saber jogar o futsal pretendido pela sua Equipa Técnica, e desejado por todos os seus adeptos.

Da mesma forma como enaltecemos o vigor, a coragem, o empenho, a dedicação, a qualidade e transcendência já exibidos em tempos recentes, também estranhamos quando não reconhecemos estes atributos sempre que a nossa Equipa está em campo.
Desejamos todos, Grupo de Trabalho incluído, que nos próximos 2 jogos em casa com SL Olivais (Sábado, 26/11 18:00) e Académica (4ªfeira 30/11 20:15) se amealhem 6 pontos tão necessários para atingir o 1º objectivo de presença nos Play-Off.

Contamos com apoio de todos os Belenenses!


Sobre os lamentáveis acontecimentos do final do jogo, que envolveram adeptos e jogadores do Belenenses, aguardemos nas próximas horas uma tomada de posição oficial.


Crónica