Crónica Belenenses – L. Porto Salvo

Com muito azar, o Belenenses perdeu ontem com o Leões de Porto Salvo por 3-4, num excelente jogo.

Há jogos em que sabemos que a nossa equipa podia e devia ter feito mais - num exemplo recente, o jogo em Braga. Há outros jogos, em que nos resta reconhecer que, embora tenhamos dado o melhor, o adversário foi superior - caso do jogo em Modicus, também num exemplo próximo. Ontem, porém, apesar de reconhecermos a já sabida qualidade do adversário, a primeira e fundamental palavra para explicar o desaire do Belenenses é sem dúvida: AZAR:

Não cabe dúvida que os Leões de Porto Salvo estão fortes, com um bom plantel e uma equipa coesa. E neste jogo confirmaram a sua qualidade e razão de ser do excelente campeonato que estão a fazer. Mas, como equipa, o Belenenses conseguiu equivaler-se e mesmo superar o adversário.

Quando a 2'57 do final Nuças colocou o Belenenses a ganhar por 3-2, sabíamos estar perto do triunfo mas sabíamos igualmente que, tendo a nossa equipa 5 faltas, e indo o Leões de Porto Salvo arriscar o 5x4, era também de temer o empate. Ele chegou a 1'24 do final. Se, por um lado, já era um resultado injusto para a determinação do Belenenses, podia-se aceitar consentâneo com a réplica do adversário e com um jogo em que cada uma das equipas foi ligeiramente superior numa das partes (Leões no primeiro, Belenenses no segundo tempo). Mas o que não se esperava de todo é que a nossa equipa viesse a perder a 7'' do final, num remate extremamente afortunado para o LPS. Menos ainda porque, depois do 3-3, foi o Belenenses a procurar mais decididamente a vitória.

Já algo de semelhante ocorrera nos jogos com o Sporting e o Fundão. Mas desta vez foi ainda mais cruel. A sorte tem-nos sido madrasta.

De todas as formas, vamos persistir no trabalho, porque há dias e dias, e alguma vez (por um cálculo lógico de probabilidades) há-de ser a nós que a sorte sorrirá.

Cabe-nos fazer dois destaques individuais. Um deles, vai para a estreia de Dario, o novo jogador do Belenenses. O outro, vai para Simas, que foi um herói, ao jogar com uma ruptura muscular nos gémeos, agravando-a em prol do grupo e do clube.

Segue-se agora uma pausa nas competições oficiais, até 7 de Janeiro (Taça de Portugal) e 14 de Janeiro (Campeonato). Mas o trabalho não cessa, nem o dos treinos, nem o da programação e direcção, sempre visando fazer o melhor possível.

Ora, neste esforço, não há, não pode haver lugar para acomodados. Sabe-se que a época arrancou tarde, com todas as dificuldades inerentes. Os recursos utilizados na execução do projecto futsal 2011/2012 são limitados e angariados com bastantes dificuldades. Por isso mesmo, têm que ser bem empregues, maximizando os seus resultados. Compete a quem de direito proceder em conformidade para que assim aconteca.

Cumpre-nos mais uma vez agradecer ao público que veio apoiar o Belenenses. E, a propósito disso, temos igualmente que lamentar a actuação das forças policiais conta alguns dos associados do Belenenses. O exercício da autoridade perde legitimidade se degenerar em prepotência, se o uso da força for excessivo ou desnecessário. Considerando este e outros episódios, fica para alguns a desagradável dúvida se a especial e reconhecida civilidade dos adeptos azuis é, afinal, aproveitada para demonstrações de força que, por vezes, parecem faltar noutros recintos desportivos.

Crónica