Crónica Belenenses - AMSAC

O Belenenses recebeu hoje o AMSAC e venceu por 4-3, num jogo em que as grandes figuras foram os árbitros, no que se afigura uma evidente perseguição ao nosso clube.

Com efeito, as sucessivas arbitragens escandalosas que nos últimos tempos em especial têm atingido o Belenenses, em diversas modalidades, já dificilmente podem ser atribuídas a um mero acaso. Este fim-de-semana atingiram mais um pico.

Pela sua longa e prestigiosa história, por tudo quanto deu ao Desporto Português, pela sua maneira de estar, o Belenenses merece e tem de exigir respeito.

O jogo de hoje chegou a parecer fácil. Com efeito, aos 8 minutos o Belenenses já ganhava por 2-0 e o adversário tinha cometido 5 faltas (contra uma do Belenenses).

No entanto, o Belenenses não conseguiu tirar partido dessas situações. O AMSAC bateu-se bastante bem e até podia ter marcado antes do intervalo, que chegou com 2-0. Afinal, o Belenenses não beneficiou de mais nenhuma falta e foi o adversário a ter uma oportunidade na marca dos 10 metros, depois da nossa 6ª falta.

No segundo tempo, o Belenenses pareceu reencontrar-se, voltando a entrar bem. Só que falhámos várias oportunidades de golo e foi o AMSAC, aos 27 minutos, a fazer o 2-1, num remate de ângulo improvável.

Entrou então em acção a dupla de arbitragem (os bem conhecidos Vítor Clemente e Ricardo Fonseca). Começou por amarelar Zé Carlos. Pouco depois, expulsou o treinador Alípio Matos e o secretário-técnico Vasco Vieira, em exercícios de pura prepotência e ânimo persecutório. Inventou duas faltas contra nós, poupou o adversário a outras tantas, arranjou uma grande penalidade de que surgiu o 2-2, excluiu-nos o jogador Giló.

Faltavam menos de 6 minutos para o fim do jogo e sofríamos o empate...

Bem apoiada pelo público azul, a quem mais uma vez se agradece a presença, a nossa equipa encheu-se de brio e retomou a vantagem, com dois belos golos, de Erick e Tiago Carvalho.

Quando tudo parecia, enfim, decidido, facilitou-se um pouco, sofreu-se o 4-3 a 1m40s do final, e houve que jogar com muita garra e concentração para manter a vantagem.

Com esta vitória, o Belenenses, embora continuando em 10º lugar, está em posição de assalto aos lugares de play-off, distando um único ponto do 7º lugar.

Marcha do marcador:
04' 1-0, Simas
08' 2-0, Drula
27' 2-1
34' 2-2
37' 3-2, Erick
37' 4-2, Tiago Carvalho
38' 4-3



Crónica