Crónica Fundão – Belenenses

O Belenenses perdeu hoje no Fundão por 4-0, face à equipa local, em partida da 19ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de Futsal.

Comecemos por dizer e reconhecer que foi uma vitória justa da equipa que melhor soube chegar ao resultado que lhe convinha, embora os números sejam exagerados.

Não foi um grande jogo, uma partida espectacular. O Fundão surgiu na expectativa, face ao resultado favorável que obteve na primeira volta, enquanto o Belenenses apresentou pouca profundidade no seu jogo. Ainda assim, Simas podia ter facturado na primeira parte. De qualquer modo, o empate (sem golos) com que chegou o intervalo era justo.

No segundo tempo, houve mais velocidade de parte a parte, continuando o jogo equilibrado. Entretanto, aos 7', num lance fortuito e sem perigo, a bola embate no braço de um jogador azul, dando lugar a um penalty, de que resultou o primeiro golo.

O Belenenses foi então mais acutilante, tentando recuperar com trocas mais rápidas de bola, perante uma defesa muito fechada do Fundão. Só que um passe errado deitou tudo a perder, permitindo a um jogador da equipa local isolar-se e fazer o 2-0. Faltavam 10'.

Tinha sido um golpe forte no moral da nossa equipa que, todavia, procurou reagir, arriscando no 5x4. E surge novo contratempo, com a lesão de Regufe (regressado de castigo), que se mostrava o mais inconformado dos jogadores "azuis". Logo a seguir surge o 3-0, em lance fortuito e feliz para o Fundão. Com algum desânimo, era já difícil dar a volta ao resultado (apesar de jamais se deixar de lutar) e ainda surgiu o 4-0. Repetimos: o resultado é justo mas é também exagerado.

Não há que escamotear a fraca produtividade que temos tido fora de Casa. Pese embora o desânimo da derrota, ir-se-á reflectir este aspecto, para encontrar a melhor forma de inverter essa tendência. Estamos perfeitamente a tempo e em condições de nos colocarmos nos lugares de play-off, mas algo terá que ser diferente do que hoje se fez no Fundão. Em conjunto, dirigentes, técnicos, jogadores, conseguiremos recolocar o Futsal do Belenenses no seu lugar. E queremos começar a fazê-lo já no próximo jogo (Sábado às 17:00, na recepção ao Benfica).


Crónica