Crónica Belenenses - Braga

O Belenenses venceu ontem o Sp. de Braga por 9-3, após espectacular recuperação de um mau início, em jogo da 25ª jornada do Campeonato Nacional, disputado no Pavilhão Acácio Rosa.

A imprevisibilidade de um jogo de Futsal e a capacidade lutadora do Belenenses ficaram ontem patentes num encontro que teve alguns momentos verdadeiramente espectaculares.

Poderemos dizer que este jogo teve três partes bem distintas, felizmente de durações desiguais:

A primeira durou até aos 7 minutos. A nossa equipa entrou de modo estranhamente apático, perante um Braga muito eficaz, que marcou dois golos nos dois primeiros remates, antes mesmo dos 2 minutos, chegando ainda aos 0-3.

O 2º período começou logo no minuto seguinte, com o golo de Drula, a reduzir para 1-3. Até ao intervalo, sem ser brilhante, o Belenenses continuou no caminho da recuperação, com boa réplica do adversário. Foi importante reduzirmos para a diferença mínima ainda antes do intervalo, com um estupendo golo de Anilton, cerca dos 18 minutos.

Após o intervalo, tivemos então um "3º Belenenses", e uma 3ª fase do jogo, caracterizada por um domínio total e espectacular da nossa equipa, magnífica tanto a atacar como a defender, com uma atitude que compensou largamente o modo menos feliz como entrara na 1ª parte.

Assim, aos 5 minutos desta 2ª parte, o Belenenses já dera a volta ao jogo, colocando-se a ganhar por 4-3, com golos de Bruno Pinto e Simas. O Sporting de Braga teve então um período de reacção que, porém, foi como que o seu "canto do cisne". O Belenenses defendeu com muito rigor durante uns 2/3 minutos, partindo então para novo assalto às redes contrárias, chegando aos 6-3.

Com uns 9 minutos para jogar, o adversário tentou o "tudo por tudo", adiantado o seu guarda-redes. No entanto, não só foi incapaz de marcar, como foi a nossa equipa a ampliar o resultado até aos 9-3 final, com mais alguns momentos de belo efeito, que provocaram grande júbilo na assistência.

Tratou-se de uma vitória importante para o posicionamento pontual no play-out, para o qual cada equipa transitará com metade dos pontos, face a um adversário que vinha decerto moralizado com os resultados mais recente. Fica também confirmado que a nossa equipa poderia ter ido um pouco mais longe neste Campeonato.

Mas uma vez agradecemos a todos os adeptos que vieram apoiar a nossa equipa. Contamos com a sua presença no próximo jogo: SL Olivais - Belenenses, Sábado, às 16:00, no Pavilhão do Casal Vistoso.

Marcha do marcador:
01', 0-1
02', 0-2
07', 0-3
08', 1-3 Drula
18', 2-3 Anilton
24', 3-3 Bruno Pinto
24', 4-3 Simas
30', 5-3 Daniel
31', 6-3 Anilton
33', 7-3 Nuças
35', 8-3 Anilton
37', 9-3 Anilton

Crónica