Antevisão D.O. Rangel - Belenenses

A entrevista que já se impunha ao treinador da equipa Sénior, João Freitas Pinto, também em jeito de antevisão do arranque oficial da época já este Sábado, às 17:00 na Amadora, com o D.O. Rangel.

Como correu este primeiro mês de treinos? Está satisfeito com a pré-temporada realizada?
Este primeiro mês de treino correu de forma excelente. Traçámos objectivos para a equipa que passavam, em primeira instância, pela consolidação dum grupo de homens com vontade e capacidade para defender as cores do Belenenses, e em segundo, começar a criar uma equipa de futsal que tivesse muita ambição, irreverência e uma grande atitude, tudo isto com muito equilíbrio emocional. O primeiro objectivo foi alcançado na plenitude.
Não tenho nenhuma dúvida que temos um grupo de homens excelentes e com uma enorme vontade de vencer com a camisola do Belém. Por sua vez a construção da equipa em termos tácticos e mentais está no bom caminho, é um trabalho moroso mas sinto que todos estamos a absorver o que se pretende.
A autoconfiança está a aumentar, a capacidade de decisão individual está cada vez mais próxima da decisão colectiva pretendida, o que nos leva a melhores índices de sucesso globais, traduzidos posteriormente na crescente melhoria da qualidade global do jogo da equipa. Passo a passo vamos subindo os degraus necessários para atingir os patamares pretendidos. Esta equipa tem muita ambição e quer sempre mais e melhor. Não a consigo ver de outra forma.

Como se encontra a equipa na semana que antecede o primeiro jogo oficial?
Esta semana tem sido particularmente boa. A equipa mostrou-se muito unida e focada nos objectivos traçados a curto prazo e apresentou uma elevada progressão no processo de estruturação da organização do jogo.
Estamos prontos para começar. Se me perguntassem no início de época como gostaria de ter a equipa no início do campeonato, eu responderia, duma forma ambiciosa, que a queria tal e qual como ela está neste momento.

O que conhece da equipa adversária e qual a expectativa para o jogo de sábado?
Tenho algum conhecimento do adversário através de vídeos que visualizámos e de impressões que trocámos uns com os outros. Sei que é uma equipa forte na sua casa e que vem para a II Divisão à procura do seu espaço depois de ter feito um excelente campeonato na III Divisão no ano passado. Mas acima de tudo temos a perfeita consciência do que queremos fazer e de como conseguir ter sucesso.
Agora é necessário colocar em campo tudo o que sabemos e podemos fazer sem desvalorizar nunca o valor do adversário. Um dos pilares onde assenta a nossa estrutura/equipa é que não somos melhores do que ninguém sem o provarmos dentro de campo. É isso que vamos procurar fazer em todos os jogos, e o de sábado não foge à regra.

Está satisfeito com a qualidade do plantel à sua disposição?
Quanto à qualidade do plantel, só tenho uma palavra para descrever: Excelente! Obviamente que temos muito que crescer, primeiro porque temos muitos jogadores novos na equipa, segundo porque estamos a construir uma equipa com um modelo muito próprio, bem definido mas que exige muito trabalho e muito tempo nesta primeira fase, e finalmente, porque temos muitos jogadores com 19, 20 e 21 anos com uma enorme margem de progressão, prontos para trabalhar, lutar e vencer, mas que necessitam de conseguir manterem-se mais equilibrados e constantes durante o decorrer do jogo, precisam, ainda, de ganhar mais maturidade.
A excelente notícia para nós é que estes mesmos jovens têm uma qualidade fantástica e um potencial enorme e com o apoio dos jogadores mais velhos, que com a sua maturidade mas com a mesma ambição ajudam a equipa a crescer. Todos juntos, em equipa, podem chegar a patamares muito elevados e colocar o Belenenses no lugar que lhe pertence.

Quais as expectativas para esta época? Acredita na subida de divisão?
Quando aceitei o convite do Belenenses para esta época tinha a perfeita consciência do que era pretendido: subir de divisão. Nem estava à espera doutra coisa, aliás só com este objectivo é que poderia aceitar este desafio.
Sou ambicioso por natureza e não gosto de perder nem a brincar. Consegui rodear-me de pessoas com o mesmo espírito e a mesma vontade. Tanto o Zé Carlos, como o Ramiro e o André têm demonstrado uma qualidade e uma ambição fantástica. E, a par do Pedro que entrou mais tarde mas tem sido incansável e do Eduardo que está sempre pronto para nos ajudar, têm sido os alicerces da nossa equipa técnica.
Como é lógico quando estamos rodeados de gente capaz e com vontade de trabalhar arduamente todos os dias e dum grupo de jogadores com a qualidade, capacidade de trabalho e ambição deste, torna-se mais fácil atingir os objectivos. Temos a noção que à data de hoje ainda não ganhámos nenhum ponto, mas uma grande conquista já ninguém nos tira: o grupo e a equipa que todos nós formamos.


Antevisão