Entrevista a Drula

Ninguém melhor do que o nosso capitão de equipa para dar início a uma série de entrevistas com os nossos re-Conquistadores. Fique a conhecer um pouco mais de um atleta para quem o nosso clube já faz parte do seu dia a dia.

Entrevista Drula

Depois da desilusão da época passada, que culminou com a descida de divisão, qual o teu estado de espírito para esta época?
A época passada foi a mais triste da minha carreira já que eu tenho uma ligação muito forte a este clube e um carinho muito especial, foi mau para quem sente este clube como eu, e alguns treinadores, os directores, os adeptos e os sócios não merecíamos esta descida, mas aconteceu, e a primeira coisa que pensei foi: se fiz parte do grupo que desceu de divisão, sou o primeiro a dizer que quero ajudar a trazer o Belenenses para a primeira, que é o lugar onde este clube pertence, com um espirito renovado e cheio de vontade de trazer o Belém para a ribalta do futsal.

O que correu mal na época passada?
Eu não gosto de falar de águas passadas, mas houve alguns factores, a equipa foi construída em “cima do joelho”, a pré época não foi perfeita, troca de jogadores e não conseguimos incutir um espírito de equipa ou criar um grupo sólido que sentisse a camisola. Os resultados negativos foram aparecendo e não conseguimos ter um espirito forte para dar a volta ás adversidades.

Quase a completar 38 anos, qual a motivação para continuares a jogar? O que sentes quando vês miúdos com metade da tua idade a jogar lado a lado contigo?
Tenho uma grande motivação, que é trazer o clube que já me está no coração para a 1ª divisão e acho que tenho uma coisa muito importante que é a paixão pelo jogo e estar a vestir esta camisola deste clube que me orgulha muito. Quanto aos miúdos, vejo muito valor e muita vontade de vencer. Ao mesmo tempo dá-me mais motivação para mostrar que ainda tenho capacidades para jogar, para ensinar e para aprender...

Entrevista Drula

E esta época, pelo que viste na pré-temporada e nos primeiros jogos oficiais, como classificas o grupo de trabalho?
Penso que estamos com um grupo muito bom, jovem, cheio de talento, com uma vontade imensa em trabalhar, em se mostrar e a querer construir uma equipa vencedora. Acho que estamos com um espirito de equipa fantástico, humilde e trabalhador.
A pré-época correu muito bem, acho que todos os jogadores estão a gostar dos métodos do João Pinto, todos empenhados em aprender e a fazer as situações correctamente e isso é meio caminho andado.

Quais as expectativas que tens para esta época? É para subir?
Na nossa equipa, ou seja, no nosso grupo de trabalho temos todos o mesmo pensamento e só pode ser esse: o da subida de divisão. Acho que quem não estiver inserido neste espirito está no grupo errado. O Belenenses é um clube para estar na 1ª, foram esses os objectivos traçados e por isso temos que sentir a camisola e empenharmo-nos e trabalhar para cumprir, sempre com humildade.

Quem são para ti os principais adversários do Belenenses na luta pela subida e o que vai ser necessário fazer para que a mesma seja uma realidade?
Não conheço bem as equipas, mas pelo que sei as equipas a lutar para a subida deverão ser a Portela, Vila Verde, Burinhosa. A chave para conseguir ultrapassar estas equipas vai ser muito trabalho, muita dedicação, um espirito de grupo muito forte, grande atitude, humildade e adquirir um espirito de vitória.

Como vês a aposta no João Pinto e na restante equipa técnica?
Eu achei uma excelente aposta, já que é um treinador da casa que conhece bem o clube. É a primeira vez como treinador principal, está com muita vontade em mostrar trabalho e em conseguir pôr o Belenenses onde devia estar, na 1ª divisão. Isto aplica-se ao Zé Carlos, que este ano tem esta experiência nova como treinador e está-me a surpreender pela positiva, o Ramiro já é prata da casa, é experiente e motivador e o Pedro também é novo mas com vontade em ajudar o grupo atingir os objectivos, penso que estamos muito bem a nível dos técnicos.

Começaste a época fazendo três golos em cada um dos jogos já disputados. Estavas à espera desta veia goleadora? Será para continuar?
Não estava nada à espera, até porque na pré-época acho que não consegui marcar um golo, se calhar estava a guardar para o campeonato. Acho que foi a primeira vez que comecei um campeonato com fazer um hat-trick. Espero que seja para continuar, vou continuar a trabalhar para fazer golos, se não acontecer, também não faz mal desde que a equipa vença todos os jogos.

Uma das armas dos Conquistadores tem a ver com o ambiente que se vive no balneário e a relação de amizade entre todos os elementos da Secção. Até que ponto isso vai ser decisivo para alcançar os objectivos propostos para esta época?
Acho que a amizade e o espírito de grupo entre todos é crucial. Foi assim que o Belenenses conseguiu lutar por títulos. Porque se não for assim, se houver divisões, podemos ter um grupo de bons jogadores mas que não consegue obter bons resultados, pode fazer bons jogos mas não vence campeonatos nem sobe de divisão.

Este plantel foi constituído com um misto de veterania e experiência de alguns jogadores com a irreverência e vontade de dar nas vistas dos mais jovens. Achas que é a fórmula certa para uma época de sucesso?
Eu penso que esta pode ser a fórmula perfeita para o sucesso. Agora, com o tempo tem que se consolidar o grupo, trabalhar sempre nos limites. Com humildade e união este misto de veterania e irreverência vai dar frutos e conseguir o que está delineado: a subida de divisão.

Sentes o apoio dos adeptos que te consideram a referência da equipa e da modalidade? Queres deixar alguma mensagem aos sócios e adeptos do Belenenses?
A grande força do futsal do Belenenses é o apoio dos sócios e adeptos, incansáveis a apoiar a equipa. Quero fazer um apelo como capitão de equipa e em nome do grupo para acreditarem e continuarem a apoiar. Eu sei que depois da enorme desilusão que foi a época passada, é difícil, mas juntos e unidos, nós jogadores prometemos trabalho, empenho e atitude e com o vosso apoio tudo se torna mais fácil. Por isso peço o apoio incondicional a esta equipa e juntos vamos levar o nome do Belenenses para onde pertence, entre os Grandes do futsal... Força BELÉM!!!

Entrevista Drula

Pensas terminar a carreira no Belenenses e de novo a lutar por títulos como foi norma nestes últimos tempos excepção ao último ano e quem sabe integrar uma futura equipa técnica?
Eu não gosto de fazer planos nem pensar no futuro, porque acho que acontece sempre tudo ao contrário. Tenho no entanto a certeza de que enquanto tiver esta paixão pelo jogo e me sentir com capacidades para ajudar, vou continuar a jogar. Agora só penso nesta época e em repor o Belenenses na primeira divisão. Depois penso na próxima época.