Crónica Quinta dos Lombos - Belenenses

A equipa de futsal do Belenenses empatou esta noite com a formação da Quinta dos Lombos, por 4-4, em jogo da 12ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão – Série B, disputado no Pavilhão Desportivo dos Lombos, num jogo bem disputado, emocionante e que teve um final electrizante, tendo mantido desta forma a liderança da competição.

Para este encontro, diante da forte equipa da Quinta dos Lombos, que partilhava a liderança do campeonato connosco, o técnico João Freitas Pinto teve ao seu dispor apenas sete jogadores de campo, dado as ausências por castigo de Roger e Cautela, e por lesão de Drula, tendo apostado no seguinte cinco inicial: Vando na baliza, Tiago Carvalho, Leandro, Canina e Bruno Pinto como jogadores de campo.

Num duelo de líderes, entrou melhor a equipa da casa, que logo aos 2 minutos inaugurou o marcador, num lance iniciado numa falta não assinalada sobre Leandro, que possibilitou um contra-ataque em superioridade numérica ao adversário, que não teve problemas em finalizar em golo, com uma emenda ao segundo poste.

Até meio da primeira parte, a nossa equipa sentiu dificuldades em travar o adversário, que por algumas vezes ameaçou o segundo golo, com Vando em bom plano a proteger as redes da sua baliza.

Porém, aos poucos a nossa equipa foi equilibrando a partida, ganhando confiança e tento mais posse de bola, começando a desenvolver algumas jogadas de perigo.

Num desses lances, aos 16 minutos, o Belenenses esteve muito perto do golo, numa transição rápida que apanhou a equipa contrária em contrapé, com Tiago Carvalho a não conseguir a emenda para o golo, sendo que, na insistência do lance, o mesmo Tiago Carvalho foi derrubado na área contrária, com a nossa equipa a beneficiar de uma grande penalidade.
Chamado a converter, Canina rematou rasteiro e possibilitou a defesa ao guarda-redes contrário, com uma intervenção de qualidade.

Apesar desta excelente oportunidade desperdiçada, era o Belenenses quem estava agora por cima do jogo, com Bruno Pinto a estar novamente perto do golo com um forte remate de longa distância.

O empate surgiu finalmente, aos 17 minutos, com Bruno Martins a desviar, de forma muito oportuna, um remate de meia-distância na cara do guarda-redes adversário, fazendo o merecido golo do empate, com pouco mais de dois minutos para jogar na primeira parte.

O intervalo surgiu com uma igualdade no marcador, com a nossa equipa a terminar a primeira parte por cima do jogo, depois de algumas dificuldades nos minutos iniciais da partida.

No regresso dos balneários, o técnico João Freitas Pinto apostou no seguinte cinco inicial: Vando na baliza, Zé Daniel, Leandro, Bruno Pinto e Bruno Martins como jogadores de campo.

Logo nos segundos iniciais, o Belenenses esteve muito perto do golo, num contra-ataque muito rápido com Bruno Martins a assistir Bruno Pinto para o golo, mas a emenda com o pé direito de Bruno Pinto saiu desastrada.

Os primeiros minutos da segunda parte foram bem disputados, com muito equilíbrio nas acções atacantes, sem no entanto surgirem oportunidades flagrantes de golo para as duas partes, pelo que, o segundo golo da Quinta dos Lombos, surgidos aos 27 minutos, na marcação de livre directo, foi algo contra a corrente do jogo.

O Belenenses, apesar de alguns jogadores já acusarem algum cansaço, fruto de estar impossibilidade de fazer a habitual rotação de jogadores, reagiu bem ao golo sofrido e pouco depois, aos 31 minutos, empatou a partida, com um remate colocado de Osvaldo, a desviar a bola do guarda-redes adversário, após boa jogada de Bruno Pinto.

No lance seguinte, na sequência de um contra-ataque, foi a vez da equipa da casa estar perto do golo, mas Vando, com mais uma intervenção brilhante, evitou o golo ao adversário.

O jogo passou então a ser disputado de uma forma mais partida, de toada e resposta, com o cansaço físico a notar-se cada vez mais em alguns atletas, mas a determinação e vontade da nossa equipa em vencer o jogo estava cada vez mais vincada, sendo que, aos 35 minutos, a equipa da casa atingiu a quinta falta, dando ainda mais esperança à nossa equipa.

No entanto, um lance infeliz da nossa equipa, aos 36 minutos, resultou no 3-2 para a equipa da casa, com uma perda de bola comprometedora no meio-campo a possibilitar um contra-ataque, que terminou com Osvaldo a colocar a bola na própria baliza, na tentativa de interceptar uma assistência para uma emenda ao segundo poste.

O técnico João Freitas Pinto apostou de imediato no 5x4, com Tiago Carvalho no papel de guarda-redes avançado, na procura do empate, mas seria a formação da Quinta dos Lombos, após uma recuperação, a elevar para 4-2 num remate de baliza a baliza, sem ninguém na nossa baliza, quando estavam decorridos 38 minutos de jogo, num lance que poderia ter terminado com o encontro.

Um último esforço dos nossos atletas, com bastante brio e entrega, possibilitou a Zé Daniel tirar partido do 5x4 para fazer uma emenda vitoriosa ao segundo poste, reduzindo o marcador para 4-3, com pouco mais de 30 segundos para jogar, no que parecia ser apenas um golo de consolação.

No entanto, o melhor ainda estava para vir, pois no lance imediatamente a seguir, nova assistência para o segundo poste possibilitou uma emenda oportuna de Bruno Pinto para o golo do empate, que resultou numa explosão de alegria de toda a equipa e dos adeptos do Belenenses presentes nas bancadas, quando faltavam menos de 20 segundos para o encontro terminar, com a nossa equipa a conquistar um precioso empate, com sabor a vitória, que permitiu à nossa equipa manter a liderança do campeonato, com 26 pontos, tantos quanto o nosso adversário neste encontro, vendo ainda aumentar a vantagem sobre o terceiro classificado, a formação do Loures, que saiu derrotada nesta jornada.

O Belenenses alinhou com:
Vando (gr); Tiago Carvalho, Leandro, Canina e Bruno Pinto (1).

Jogaram ainda:
Osvaldo (1), Bruno Martins (1) e Zé Daniel (1). Não foram utilizados Drula e Sérgio Alves (gr).

Resultado Final:
Quinta dos Lombos 4 - 4 Belenenses


Crónica