Crónica Belenenses - Venda Nova

A equipa de futsal do Belenenses foi inesperadamente derrotada na tarde de sábado pela formação do UPVN, da Venda Nova, actual 10º classificado, em jogo da 17ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão – Série B, disputado no Pavilhão Acácio Rosa, com pouco público, mantendo porém a liderança na classificação.

Numa semana marcada pela intervenção cirúrgica ao técnico Carlos Teixeira, que teve algum impacto nos treinos realizados ao longo da semana, a nossa equipa entrou bem no jogo e inaugurou o marcador logo no minuto inicial, com Canina a assistir Zé Daniel ao segundo poste para uma emenda vitoriosa.

Os primeiros minutos do encontro só deram Belenenses, com Canina, aos 4 minutos, a desperdiçar um golo fácil, falhando uma emenda ao segundo poste após assistência de Bruno Pinto.

Pouco depois, aos 7 minutos, foi a vez de Osvaldo desferir um potente remate, com a bola a bater violentamente no poste da baliza adversária.

O domínio do Belenenses na primeira metade da primeira parte foi inquestionável, apesar de à elevada posse de bola não corresponder a velocidade de execução que pudesse provocar mais desequilíbrios.

O primeiro remate da formação adversária aconteceu apenas aos 10 minutos, com um remate ao lado da baliza de Vando, mas logo na resposta, uma triangulação entre Osvaldo e Bruno Martins terminou com um remate colocado do primeiro, travado com uma boa intervenção do guarda-redes contrário.

Contra a corrente do jogo, uma perda de bola na saída para o ataque possibilitou um contra-ataque à formação da Venda Nova, que culminou no golo do empate, após uma finalização fácil ao segundo poste.

A nossa equipa, inexplicavelmente acusou o golo sofrido, passando a jogar de forma mais atabalhoada, perdendo muitas bolas e não conseguindo colocar velocidade no jogo, fazendo com que a formação adversária acreditasse num resultado positivo.

Até final da primeira parte, destaque para um livre directo favorável ao Belenenses, com Tiago Carvalho a rematar forte para boa intervenção do guarda-redes contrário, para um lance em que a formação da Venda Nova esteve perto do golo após uma série incrível de ressaltos, e para um lance onde Zé Daniel esteve muito perto do golo, após assistência de Bruno Martins.

O resultado, porém, não se alteraria até ao intervalo, com as equipas a irem para os balneários empatadas a um golo, resultado que poderia ser diferente se ao maior domínio de jogo, e grande percentagem de posse de bola, a nossa equipa tivesse tido mais acutilância e mais velocidade no ataque, que pudesse permitir a criação de mais situações de desequilíbrio.

No regresso dos balneários, pertenceu ao Belenenses a primeira ocasião de golo, com Bruno Pinto a ser solicitado junto à linha lateral, isolando-se, rematando forte, para enorme defesa do guarda-redes contrário com a cara, tendo de receber assistência médica por alguns minutos.

O mesmo Bruno Pinto esteve novamente perto do golo, aos 23 minutos, tal como Tiago Carvalho, aos 25 minutos, quando num lance rápido individual driblou um jogador contrário, driblou o guarda-redes contrário e rematou para a baliza, permitindo, porém, uma intervenção de um adversário em cima da linha de baliza a evitar o golo.

Aos 29 minutos, Tiago Carvalho cometeu uma falta simples e inexplicavelmente viu o cartão amarelo, o segundo no encontro, tendo visto o respectivo cartão vermelho. Na marcação do livre directo a formação do UPVN chegou ao golo, com um remate em jeito, colocado, mas a tirar partido da má colocação da barreira e da desatenção da equipa a defender esse lance. São erros que valem pontos.

O Belenenses reagiu de imediato, com Canina a estar perto do golo no lance seguinte, permitindo uma boa intervenção ao guarda-redes contrário.

No entanto, aos 31 minutos, novo livre directo favorável à formação da Venda Nova, e mais um golo, com novo remate directo, num lance em que o posicionamento da barreira e do guarda-redes deixaram novamente muito a desejar. São erros que valem pontos.

O técnico Carlos Teixeira, que ainda não esteve no banco, tendo orientado a equipa na bancada, reagiu de imediato, colocando a equipa a jogar em 5x4, com Zé Daniel como guarda-redes avançado.

Logo na primeira jogada em 5x4, o Belenenses reduziu para 2-3, por intermédio de Bruno Martins, a emendar ao segundo poste uma assistência de Bruno Pinto, fazendo acreditar que ainda seria possível virar o jogo. Estavam decorridos 32 minutos.

Porém, a formação do UPVN acertou bem a defesa do 5x4, beneficiando da pouca velocidade imposta na circulação de bola pela nossa equipa e contando ainda com um guarda-redes inspirado nos derradeiros minutos de jogo, com algumas intervenções que evitaram o golo.

Aos 36 minutos, a formação do UPVN cometeu a quinta falta, e abriu-se mais uma oportunidade de chegar ao golo, mas apesar de defenderem de forma agressiva, não cometeram mais nenhuma falta até final do encontro, tendo o encontro terminado com o resultado de 2-3, favorável ao UPVN, o que penalizou bastante a nossa equipa e que pode comprometer os nossos objectivos, pois apesar de mantermos a liderança na classificação, vimos reduzir imenso a distância para o terceiro classificado nestes últimas duas jornadas.

Esperamos que a nossa equipa tenha uma reacção positiva a estes dois desaires consecutivos já na próxima jornada, no Açores, diante da formação dos Matraquilhos, mas para isso será necessário fazer mais e melhor. Acreditamos que tal aconteça.

O Belenenses alinhou com:
Vando (gr); Zé Daniel (1), Canina, Drula e Bruno Martins (1).

Jogaram ainda:
Roger (gr); Bruno Pinto, Tiago Carvalho, Osvaldo e Marco Santos. Não foram utilizados: Leandro e Rafael Bocum.

Resultado Final:
Belenenses 2 - 3 UPVN.


Crónica