Crónica Burinhosa - Belenenses

A equipa de futsal do Belenenses foi derrotada na tarde de domingo pela forte formação da Burinhosa, actual 6º classificado, em jogo da 16ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão – Série B, disputado no Pavilhão Gimnodesportivo da Burinhosa, completamente lotado, mantendo porém a liderança na classificação.

Num jogo marcado pela saída da anterior equipa técnica, e sem que a actual equipa técnica pudesse tenha ainda orientado a equipa, o Belenenses efectuou uma boa exibição, num jogo muito equilibrado, bastante disputado, com as duas equipas a actuarem de forma intensa, não tendo tido a sorte do jogo, pela forma como sofreu o golo da derrota a apenas 16 segundos do final do encontro.

Começou melhor a equipa da casa, tendo inaugurado o marcador logo aos 4 minutos, na marcação de um livre indirecto frontal à nossa baliza, com a bola a passar pelo meio da barreira, não dando possibilidade de defesa ao guarda-redes Vando.

O Belenenses reagiu de imediato, chegando ao empate no minuto seguinte, na sequência de um livre directo, junto à linha lateral, com Cautela a assistir Bruno Pinto para um remate colocado, de primeira, restabelecendo a igualdade no marcador.

Uma perda de bola na transição para o ataque possibilitou um contra-ataque veloz de 3x1, com Vando a defender o primeiro remate, mas a não conseguir evitar o golo na recarga ao primeiro remate. Estavam decorridos 8 minutos de jogo.

No entanto, apesar de se encontrar em desvantagem no marcador, e apesar do enorme epoio e pressão do muito público presente na bancada, o Belenenses reagiu bem e Leandro, aos 9 minutos, esteve muito perto do golo, falhando uma emenda junto da linha de golo adversária.

Aos 14 minutos, Bruno Pinto recuperou uma bola no meio.campo contrário e quando corria isolado para a baliza, foi derrubado por um adversário, que viu o correspondente cartão vermelho, com o Belenenses a beneficiar de dois minutos em superioridade numérica, com Bruno Pinto e Zé Daniel a falharem o golo por várias ocasiões, com destaque para três intervenções fantásticas do guarda-redes contrário e para um bola na barra, rematada por Zé Daniel.

Até final da primeira parte, e beneficiando do facto do adversário ter cinco faltas, a nossa equipa esteve sempre mais pressionante, procurando o empate, o que viria a acontecer, aos 19 minutos, por intermédio de Bruno Pinto, na marcação de um livre de 10 metros.

O intervalo chegou com um empate a dois golos no marcador, resultado justo, considerando uma maior preponderância da equipa da casa na primeira metade da primeira parte e do Belenenses na segunda metade do mesmo período.

O regresso dos balneários trouxe uma formação da Burnhosa mais forte, mais pressionante e mais rematadora, mas pertenceu ao Belenenses a primeira ocasião de golo, aos 22 minutos, quando Bruno Martins aparecer isolado diante do guarda-redes contrário, mas permitiu uma defesa decisiva.

Aos 24 minutos, a equipa de arbitragem assinalou grande penalidade favorável à formação da casa, por falta de Cautela sobre um adversário em cima da linha da área, deixando algumas dúvidas sobre o local da falta, vendo o segundo cartão amarelo e respectivo vermelho, com a equipa da casa a converter a grande penalidade, elevando o marcador para 3-2,

Apesar das adversidades do jogo, e de estar sempre atrás do marcador, o Belenenses voltou a reagir bem, desperdiçando o empate aos 37 minutos, num lance de 2x1 com Bruno Martins a assistir Drula em boa posição, mas a não conseguir finalizar com êxito.

Porém, no minuto seguinte, Bruno Martins arrancou um potente remate, quase do meio-campo, com a bola a entrar no ângulo da baliza adversária, fazendo o empate com um golo fantástico, para gáudios dos poucos mas ruidosos adeptos do Belenenses presentes na bancada.

Assistiu-se então a um período menos intenso do encontro, com a equipa da casa a baixar um pouco o ritmo e a intensidade do encontro, acusando o jogo disputado durante a semana para a Taça de Portugal, possibilitando ao Belenenses um maior controlo da partida, procurando o golo em alguns lances.

Num desses lances, aos 35 minutos, Bruno Pinto esteve muito perto do golo, depois de um lance individual, recuperando a bola após uma primeira intervenção do guarda-redes contrário para fazer um segundo remate ao lado da baliza contrária, com tudo para fazer o golo.

Aos 37 minutos, com o empate a persistir no marcador, a formação da Burinhosa arriscou o 5x4, colocando um guarda-redes avançado, pressionando bastantes nos minutos finais em busca do golo, com o Belenenses a conseguir, por duas ou três vezes recuperar a bola, mas sem discernimento no momento do remate para a baliza deserta.

Quando tudo fazia prever o empate no encontro, e numa altura em que o 5x4 da equipa adversária já estava pouco acutilante, surgiu o golo numa emenda ao segundo posto, após um remate à meia-volta aparentemente inofensivo, quando faltavam apenas 16 segundos para o final do encontro.

Apesar da derrota no encontro, perante um adversário de qualidade, que já tinha impressionado no jogo da primeira volta, e que justifica uma melhor classificação, o Belenenses efectuou uma boa exibição, reagindo bem às desvantagens no marcador, contando já com o capitão Drula, de regresso após uma paragem de quase dois meses, em bom plano, sendo de registar ainda a boa exibição de Zé Daniel nas acções defensivas e de Bruno Pinto.

Na próxima jornada, o Belenenses recebe a formação do UPVN, num encontro importante para a manutenção da liderança da competição, podendo beneficiar do resultado do encontro entre Quinta dos Lombos e Loures, actuais 2º e 3º classificado do campeonato.

O Belenenses alinhou com:
Vando (gr); Cautela, Canina, Bruno Pinto (2) e Bruno Martins (1).

Jogaram ainda:
Roger (gr); Drula, Zé Daniel, Osvaldo, Leandro e Marco Santos. Não foi utilizado: Pauleta.

Resultado Final:
Burinhosa 4 - 3 Belenenses


Crónica