Crónica Belenenses/ElPozo - Boavista

A equipa de futsal do Belenenses/ElPozo estreou-se esta tarde da melhor maneira no Campeonato Nacional da Iª Divisão, ao vencer a formação do Boavista por 4-0 na jornada inaugural da competição, num jogo disputado no Pavilhão Acácio Rosa, com muito público nas bancadas, que vibrou com a excelente exibição realizada pela nossa equipa.

Naquele que foi a reedição da final do Campeonato Nacional da II Divisão da época passada, a nossa equipa abordou o encontro com muita atitude e determinação, revelando grande concentração defensiva perante um adversário muito experiente e forte nas transições ofensivas.

O técnico Carlos Teixeira apostou num cinco inicial composto por Roger na baliza, com Cautela, Tiago Carvalho, Pauleta e Bruno Martins como jogadores de campo, deixando no banco, como anternativas o guarda-redes Sérgio Alves e os jogadores de campo Paulo Major, Fábio Duarte, João Marques, Miguel Moutinho, Bruninho e Drula.

A primeira ocasíão de golo surgiu aos 3 minutos, por intermédio de Pauleta, numa iniciativa individual, tendo passado por dois atletas contrários antes de rematar forte para boa intervenção do guarda-redes adversário.

Também Bruno Martins esteve perto do golo, aos 5 minutos, falhando uma emenda na cara do guarda-redes após um primeiro remate de Cautela de fora da área.

Porém, a formação axadrezada respondeu, e por duas ocasiões esteve perto do golo, valendo a atenção de Roger para evitar o golo.

Já depois do Belenenses/Elpozo ter atingido a quinta falta, a nossa equipa inaugurou o marcador aos 14 minutos, por intermédio de Paulo Major, com uma emenda ao segundo poste após assistência de Drula, com a jogada a começar com um decisivo roubo de bola de João Marques, que proporcionou um contra-ataque de 3x2 a nosso favor.

A equipa adversária ainda respondeu ao golo sofrido com mais um boa ocasião para empatar a partida, mas seria Fábio Duarte a desperdiçar a melhor ocasião de golo da primeira parte, que solto de marcação, falhou uma emenda fácil ao segundo poste, em cima da linha de golo, na sequência de um livre directo marcado por Pauleta.

Antes do intervalo, tempo ainda para um livre de 10 metros favorável ao Boavista, com Sérgio Alves (que rendeu Roger neste lance) a defender com mestria o remate forte de Ivan.

As equipas foram para os balneários com o Belenenses/ElPozo no comando do marcador, tendo regressado para a segunda parte o mesmo cinco que iniciou a primeira parte.

Se a nossa equipa esteve bem na primeira parte, melhor esteve na segunda parte, mantendo o empenho e a entrega da primeira parte, mas revelando melhor condição física, colocando mais velocidade nas transições.

Aos 26 minutos, o Belenenses/Elpozo ampliou o marcador, por intermédio de Bruno Martins após uma jogada colectiva fantástica iniciada por Drula, com Bruninho a fazer a assistência para a emenda de Bruno Martins ao segundo poste, no lance bastante vistoso.

O técnico adversário, Rui Pereira, que rendeu Alberto Melo esta semana, ainda solicitou um time-out aos 29 minutos, antes de apostar no 5x4 por volta dos 34 minutos de jogo, mas apesar desta aposta, foram raras as situações de perigo para a nossa baliza, com a nossa equipa a demonstrar um verdadeiro espírito de sacrifício na defesa do 5x4, com Roger a chegar para as situações que terminavam em remate.

Aos 37 minutos, após uma recuperação de bola na defesa do 5x4, Bruno Martins, com um remate de 30 metros para uma baliza deserta, ampliou o resultado para 3-0, colocando um ponto final na incerteza sobre o vencedor da partida, tendo aos 39 minutos, o mesmo Bruno Martins, efectuado o seu terceiro golo na partida, com um desvio de cabeça fora da área, junto da linha lateral, apanhando o guarda-redes contrário em contrapé para colocar o marcador em 4-0 favorável à nossa equipa, resultado com que terminou o encontro.

O jogo terminou pouco depois, com a nossa equipa a receber fortes e merecidos aplausos por parte dos muitos adeptos presentes no pavilhão, que não esperavam uma estreia tão positiva da nossa equipa na competição, com uma exibição muito convincente.

Na próxima jornada, o Belenenses/ElPozo desloca-se a Vila do Conde para defrontar a forte equipa do Rio Ave, um dos semi-finalistas do último campeonato, num encontro a ter lugar no próximo sábado.

O Belenenses/ElPozo alinhou com: Roger (gr); Cautela, Tiago Carvalho, Pauleta e Bruno Martins (3).

Jogaram ainda: Sérgio Alves (gr); Paulo Major (1), Fábio Duarte, Drula, Bruninho e João Marques.
Não jogou: Miguel Moutinho.

Resultado Final: Belenenses/ElPozo 4 – 0 Boavista


Crónica