Crónica Cascais - Belenenses/ElPozo

A equipa de futsal do Belenenses/ElPozo derrotou esta tarde a formação do Cascais por 6-4 em jogo da 4ª jornada do Campeonato Nacional da I Divisão, disputado no Pavilhão Guilherme Pinto Basto, em Cascais, regressando deste modo às vitórias, consolidando a sua posição na classificação, após uma exibição bastante consistente e inteligente da nossa equipa.

Repetindo um encontro disputado na pré-temporada neste mesmo local, a nossa equipa abordou o jogo com muita atitude e determinação, revelando concentração e segurança nas acções defensivas apostando na velocidade e técnica dos nossos jogadores para as transições ofensivas.

O técnico Carlos Teixeira apostou num cinco inicial composto pelo jovem ex-júnior Sérgio Alves na baliza, com Cautela, Pauleta, Drula e Bruno Martins como jogadores de campo, deixando no banco, como anternativas o guarda-redes Vando Moreno e os jogadores de campo Major, Fábinho, Bruninho, Tiago Carvalho, João Marques e Hugo Eduardo.

O Belenenses/ElPozo inaugurou o marcador aos 6 minutos, por intermédio de Major, após uma recuperação de bola de Drula, tendo assistindo Major que solto de marcação, driblou o guarda-redes adversário antes de rematar para o fundo da baliza contrária.

A nossa equipa controlava o jogo, e pouco depois, Major com um remate sensacional de longa-distância fez a bola embater com estrondo no poste da baliza adversária.
O segundo golo, porém, não demoraria muito, tendo surgido aos 11 minutos, num lance de transição rápida iniciada por Bruninho, que após passar em velocidade por dois adversários assistiu Major ao segundo poste para uma emenda vitoriosa, colocando a nossa equipa na frente do marcador, com dois golos de vantagem.

Major, muito eficaz nas transições rápidas, esteve novamente perto do golo, mas seria Pauleta, aos 15 minutos, a elevar o marcador para 3-0, na sequência de uma jogada individual, concluída com um remate cruzado que apanhou o guarda-redes adversário em contra-pé, não conseguindo evitar o terceiro golo da nossa equipa.

A equipa da casa, nesta primeira parte, das poucas vezes que tentou o golo, encontrou pela frente o nosso guarda-redes, Sérgio Alves, em bom plano, defendendo com eficácia e transmitindo confiança ao resto da equipa, com as suas intervenções.

As equipas foram para intervalo com o Belenenses/ElPozo a vencer concludentemente a formação da casa, por 3-0, num resultado justo para o que se passou na primeira metade do encontro e que transmitia confiança para a segunda parte.

A segunda parte trouxe um Belenenses/ElPozo ao mesmo nível da primeira parte, seguro a defender e perigoso nas transições ofensivas, com Bruno Martins, logo aos 21 minutos, a estar muito perto do golo, com uma tentativa de chapéu de área a área, obrigando o guarda-redes contrário a uma excelente defesa, desviando a bola para a barra da sua baliza, quando o golo já parecia certo.

A nossa equipa deu então a iniciativa de jogo ao adversário, apostando nas transições rápidas para o ataque, com o tempo a passar sem que o adversário conseguisse reduzir o marcador, tendo passada assim a primeira metade da segunda parte.

Só aos 30 minutos o jogo ganhou mais interesse, primeiro com um contra-ataque de Pauleta, que isolado, permitiu a defesa ao guarda-redes contrário, para logo a seguir ser a equipa da casa a estar perto do golo, não fosse uma excelente intervenção de Sérgio Alves.

Pouco depois, no minuto 31, um lance-chave do encontro, com a nossa equipa a beneficiar de um contra-ataque 3x1, com tudo para ampliar o marcador, tendo Drula falhado a finalização do lance, possibilitando um contra-ataque do adversário que terminou em golo, reduzindo o marcador para 3-1, com uma finalização de André Silva.

Num lance que poderíamos (e deveríamos) ter ampliado o marcador, vimos o adversário reduzir o marcador, sendo que, para complicar mais a questão, no lance seguinte, ainda no mesmo minuto, a equipa da casa chegou novamente ao golo, num lance com alguma felicidade, também da autoria de André Silva, reduzindo o marcador para a margem mínima.

A nossa equipa acusou então algum desnorte, fruto da sua juventude e inexperiência, tendo no minuto seguinte averbado a quinta falta e sofrido o empate a três golos, por intermédio de Dario, com um remate colocado na marcação de um livre.

Porém, no minuto 33, uma transição rápida da nossa equipa, possibilitou a Pauleta assistir Major ao segundo poste para mais uma finalização eficaz, colocando novamente o Belenenses/ElPozo na frente do marcador, com a equipa adversária a sentir forte esse golpe após a sua recuperação no marcador.

Pouco depois, seria a equipa da casa a averbar a quinta falta, com o Belenenses/ElPozo a aproveitar o facto da equipa adversária arriscar mais a subir no terreno para desferir perigosos contra-ataques, com Cautela, aos 35 minutos, a estar muito perto do golo na sequência de uma transição rápida da nossa equipa.

O mesmo Cautela que, no minuto seguinte, elevaria o marcador para 5-3, na marcação de uma grande penalidade, a castigar uma falta cometida por Xavier na sua área, tendo visto o segundo cartão amarelo e respectivo cartão vermelho nesse lance.

A formação do Cascais ainda apostou no 5x4 nos derradeiros três minutos do encontro, com Cherif como guarda-redes avançado, tendo reduzido o marcador para 5-4 aos 38 minutos, por intermédio de Isma, com uma emenda ao segundo poste, mas pouco depois, Bruninho aproveitou uma recuperação de bola para rematar para a baliza deserta do adversário, elevando o marcador para 6-4 colocando um ponto final quanto ao vencedor do encontro.

Com esta vitória, o Belenenses/ElPozo ascendeu ao 5º lugar da classificação, com 6 pontos, sendo que na próxima jornada recebemos, no Pavilhão Acácio Rosa, a formação do SC Vila Verde, com o jogo a realizar-se no próximo sábado pelas 18h00.

O Belenenses/ElPozo alinhou com: Sérgio Alves (gr); Cautela (1), Pauleta (1), Drula e Bruno Martins.

Jogaram ainda: Major (3), Fábinho, Bruninho (1) e Tiago Carvalho. Não jogaram: Vando Moreno (gr), João Marques e Hugo Eduardo.

Resultado Final: Cascais 4 – 6 Belenenses/ElPozo


Crónica