Crónica Belenenses/ElPozo - Vila Verde

A equipa de futsal do Belenenses/ElPozo derrotou esta tarde a formação do SC Vila Verde por 6-2 em jogo da 5ª jornada do Campeonato Nacional da I Divisão, disputado no Pavilhão Acácio Rosa, com muito público, num encontro bastante disputado e com muita intensidade, consolidando a sua posição nos lugares cimeiros da classificação.

Perante um adversário muito complicado, que venceu a nossa equipa nos dois jogos da época passada, apesar deste início de época menos positivo, a nossa jovem equipa encarou o jogo com determinação, muita concentração, adaptando-se muito bem à intensidade do encontro, com muito músculo, muito contacto físico e por vezes com algumas quezílias pelo meio, revelando uma maturidade competiva surpreendente para este início de temporada.

O técnico Carlos Teixeira apostou num cinco inicial composto pelo jovem ex-júnior Sérgio Alves na baliza, com Cautela, Pauleta, Major e Bruno Martins como jogadores de campo, deixando no banco, como anternativas o guarda-redes Roger e os jogadores de campo Fabinho, Bruninho, Tiago Carvalho, Drula, João Marques e Fred.

O Belenenses/ElPozo inaugurou o marcador logo aos 4 minutos, por intermédio de Pauleta, após uma jogada individual fazendo uso da sua técnica e velocidade, contanto com a colaboração de um atleta adversário, que desviou o remate para a própria baliza numa tentativa de evitar o golo.

A nossa equipa controlava o jogo, e pouco depois, aos 8 minutos, Bruninho aproveitou uma má reposição de bola em jogo do adversário para interceptar um passe junto à área contrária, rematando colocado para o segundo golo do Belenenses/ElPozo.

Pouco depois, foi a vez de Drula estar muito perto do golo, com uma tentativa de chapéu ao guarda-redes contrário, aproveitando uma saída em falso do mesmo.

Aos 10 minutos, a equipa de Vila Verde averbou a sua quinta falta, ficando ainda em maiores dificuldades para travar a nossa equipa.

O Belenenses/ElPozo esteve novamente perto do golo aos 11 minutos, na sequência de uma jogada colectiva fantástica, com Drula a assistir Pauleta, que rematou forte para uma defesa de grande qualidade do guarda-redes adversário.

Também o nosso guarda-redes, Sérgio Alves, ia respondendo com qualidade às tentativas do adversário reduzir o marcador, mas seria novamente a nossa equipa a estar muito próximo do golo, aos 13 minutos, na sequência de uma jogada individual de Tiago Carvalho, que driblou vários adversários antes de permitir uma defesa difícil ao guarda-redes contrário.

Aos 15 minutos foi a vez do Belenenses/ElPozo averbar a quinta falta, mas até final da primeira parte, apesar das duas equipas estarem no limite de faltas, não mais a dupla de arbitragem assinalou faltas, apesar da nossa equipa ter sofrido duas ou três faltas inquestionáveis nesse período de tempo, justificando o protesto dos muitos adeptos presentes nas bancadas do Pavilhão Acácio Rosa, tendo as equipas ido para os balneários com a nossa equipa na frente do marcador com dois golos sem resposta.

No regresso dos balneários, a nossa equipa deu a iniciativa do jogo ao adversário, procurando explorar as costas da equipa contrária para ampliar o marcador, sendo que o primeiro destaque da segunda parte foi inteirinho para duas defesas fantásticas de Sérgio Alves no mesmo lance, evitando o golo quase certo da equipa de Vila Verde.

No entanto, a estratégia de explorar as costas do adversário surgiu efeito aos 27 minutos, quando Bruno Martins colocou a bola em profundidade nos pés de Bruninho, que isolado frente ao guarda-redes contrário teve mestria para rematar colocado, fazendo o 3-0 no marcador.

Aos 30 minutos, a nossa equipa averbou a quinta falta, situação que poderia condicionar o nosso jogo, dado faltar ainda muito tempo para o final do encontro, mas pouco depois, aos 32 minutos, uma reposição de bola em jogo junto da nossa área culminou com um passe longo para as costas da equipa adversária, encontrou Tiago Carvalho que assistiu João Marques ao segundo poste para o quarto golo da nossa equipa, terminando praticamente com o jogo nesse momento.

O técnico da equipa adversária ainda pediu um time-out para apostar no 5x4, com oito minutos para jogar, mas foram poucas as ocasíões em que conseguiu criar perigo para a nossa baliza, dado a elevada concentração defensiva dos nossos atletas, que conseguiram recuperar várias bolas, sem no entanto conseguirem acertar com a baliza deserta do adversário.

O Vila Verde ainda reduziu para 4-1, aos 35 minutos, por intermédio de Ruizinho, aproveitando uma perda de bola da nossa equipa junto da nossa área, mas pouco depois averbou a sua quinta falta e isso foi fatal, pois aos 37 e 38 minutos, Major não desperdiçou a marcação de dois livres de 10 metros, para ampliar o marcador para 6-1. Dois remates fortes e colocados, indefensáveis para o guarda-redes contrário, numa altura em que as quezílias iam aumentando de intensidade.

O melhor que a equipa adversária conseguiu foi reduzir o marcador para 6-2 por intermédio de Dino, a poucos segundos do final, ficando como prémio para uma equipa que nunca desistiu de procurar o golo, mesmo quando o resultado ia aumentando em seu desfavor.

Com esta vitória, o Belenenses/ElPozo consolidou o 5º lugar da classificação, com 9 pontos, continuando a perseguir o objectivo de fazer um campeonato tranquilo.

O Belenenses/ElPozo alinhou com: Sérgio Alves (gr); Cautela, Pauleta (1), Major (2) e Bruno Martins.
Jogaram ainda: Fabinho, Bruninho (2), Drula, Tiago Carvalho, João Marques (1) e Fred.
Não jogou: Roger (gr).

Resultado Final: Belenenses/ElPozo 6-2 SC Vila Verde.


Crónica