Comentários ao Belenenses/ElPozo - Modicus

Como habitualmente, no final do jogo diante da formação do Modicus, recolhemos as declarações do técnico Carlos Teixeira, naturalmente satisfeito pelo resultado da equipa e sobretudo pelo desempenho da mesma, sendo que esta vitória consolidou o 5º lugar do Belenenses/ElPozo na tabela classificativa, acumulando 17 pontos.

Uma excelente vitória, diante de um adversário forte e com atletas bastante experientes. Como analisas o jogo?
Foi uma vitória muito importante, num jogo complicado, que teve claramente duas faces: uma primeira parte dominada por nós, bem organizados defensivamente e com bons envolvimentos no processo ofensivo dos quais resultaram três golos, e uma segunda parte mais difícil, onde por mérito do adversário fomos obrigados a mais trabalho defensivo e a saber gerir o encontro.

A equipa realizou uma primeira parte excelente, fez três golos, atirou duas bolas ao poste, e só permitiu ao adversário ameaçar a nossa baliza nos derradeiros dois minutos, depois de atingidas as cinco faltas...
A primeira parte do jogo foi do melhor que fizemos esta época. Fomos muito pressionantes sobre o portador da bola, nunca demos tempo nem espaço ao adversário para se organizar, fomos organizados e acutilantes na posse de bola, soubemos ser inteligentes na gestão do nosso tempo de ataque e decidimos quase sempre bem, fazendo três golos, ficando outros tantos por marcar. No entanto, como somos uma equipa pressionante e intensa, acabamos por cometer algumas faltas que condicionaram a nossa abordagem ao jogo nos minutos finais, depois de atingida a quinta falta, quando tivemos que baixar as linhas, dando tempo para o adversário se organizar e mostrar o seu valor.

Na segunda parte, tivemos que saber sofrer para aguentar a reacção do adversário?
Faço duas leituras da segunda parte: com bola e sem bola. Com bola não estivemos bem, fizemos uma má gestão da mesma, com ataques demasiado curtos, com perdas de bola no início do nosso processo ofensivo, que quase sempre permitiram ao adversário atacar com a nossa equipa descompensada defensivamente. Valeu nessa altura o carácter e a coesão que começa a ser apanágio desta equipa. Fomos unidos, fomos solidários e mais uma vez empurrados pelo forte apoio vindo da bancada do Acácio Rosa conseguimos aguentar, soubemos sofrer e no cômputo geral, vencemos com inteira justiça.

O Roger, que actuou hoje por lesão do Sérgio, rubricou uma excelente exibição. Mais uma boa dor-de-cabeça para decidires que jogará nos próximos jogos?
É a grande força desta equipa, temos 15 atletas e todos eles são importantes. Hoje foi o Roger que esteve em destaque, amanhã será outro. Todos os jogadores já tiveram ou terão o seu momento. Recordo que o Hugo Eduardo foi decisivo no jogo com o SL Olivais, o Fred foi decisivo na Póvoa, a força da nossa equipa está nisso mesmo, no saber que trabalhamos todos por um só objectivo e que todos são importantes e necessários para o sucesso do Belenenses/Elpozo.

Com os resultados desta semana, fizemos 17 pontos, consolidámos o 5º lugar e já estamos 8 pontos acima dos lugares de despromoção. Esperavas esta situação no início da época?
Recordo que no início da época havia uma desconfiança natural à volta deste projecto do Belenenses/ElPozo. Diziam que tínhamos um treinador inexperiente, jogadores imaturos, mas o caminho faz-se caminhando e nós vamos trilhando o nosso, humildes mas ambiciosos, conscientes das dificuldades mas encarando-as sempre de frente. Agora temos de ter a noção que, se foi dificil até aqui, mais dificil será daqui para a frente, estamos ainda muito longe do nosso objectivo, mas felizes do que conseguimos até aqui e sabedores das dificuldades que vamos ter até final.


Comentário