Assembleia-Geral do Clube: Informação do NAF

Como é do conhecimento dos sócios do Clube de Futebol «Os Belenenses», terá lugar na próxima sexta-feira, dia 13 de Dezembro, pelas 20:30, no Pavilhão Acácio Rosa, uma Assembleia-Geral Extraordinária, de acordo com a convocatória que publicamos de seguida:
 

Convocatória

Nos termos do artigo 56º dos Estatutos do Clube, justificado pelo compromisso por mim assumido perante os Sócios na Assembleia-Geral do passado dia oito (8) de Novembro, convoco a Assembleia-Geral de Associados do Clube de Futebol «Os Belenenses» para reunir no próximo dia 13 de Dezembro, pelas 20:30 horas no Pavilhão Acácio Rosa, no Restelo, com a seguinte ordem de trabalhos:

Ponto 1: Apresentação, discussão e votação da proposta relativa ao Atleta e símbolo vivo do CFB, Vicente Lucas, apresentada pelo Presidente da Mesa da Assembleia-Geral.

Ponto 2: Modalidades - ponto de situação a prestar pela Direcção e discussão e votação da proposta já apresentada e subscrita por vários associados referente à modalidade de Futsal e outras que sejam apresentadas.

Ponto 3: Plano de Revitalização do Complexo do Restelo - ponto de situação a prestar pela Direcção, detalhe dos assuntos a submeter à Assembleia-Geral e análise e votação de uma proposta já apresentada e subscrita por vários associados.

O Presidente da Mesa da Assembleia-Geral
Carlos A. Pereira Martins


 
INFORMAÇÃO:
 
O Ponto 2 da ordem de trabalhos desta Assembleia-Geral Extraordinária, refere-se a uma proposta apresentada e subscrita por todos os elementos dos Órgãos Sociais do Núcleo de Amigos do Futsal - NAF, no decorrer da Assembleia-Geral do passado dia 8 de Novembro, e que será apresentada e votada nesta Assembleia-Geral Extraordinária, de acordo com o seguinte:
 
No decorrer da Assembleia-Geral do Clube realizada no passado dia 8 de Novembro, um grupo de associados do Clube, que integram simultaneamente os órgãos sociais do Núcleo de Amigos do Futsal - NAF, apresentou uma proposta, para discussão dos sócios presentes, sobre a renovação do protocolo existente celebrado entre o Clube e o NAF, que termina no final desta época.

É do conhecimento geral dos sócios do Clube a complexa situação financeira que o Clube atravessa e a impossibilidade do mesmo poder apostar e apoiar financeiramente as modalidades existentes, sendo que a nossa proposta pretende por um lado dar continuidade ao trabalho feito nos últimos anos e por outro lado retirar o ónus desse encargo financeiro ao Clube, continuando o NAF a assumir a totalidades dos encargos com o Futsal Sénior do Belenenses.

Esta proposta apresentada, e após a votação favorável da sua admissão para discussão pelos sócios na Assembleia-Geral do passado dia 8 de Novembro, foi adiada para discussão e apreciação na Assembleia-Geral que terá lugar na próxima sexta-feira, dia 13 de Dezembro,  por sugestão do Exmo. Presidente da Mesa da Assembleia-Geral, para possibilitar que os sócios do Clube pudessem apreciar a mesma e decidirem de acordo com a sua consciência, aconselhando a Direcção do Clube sobre este assunto.


PROPOSTA:

Proposta a apresentar aos sócios na Assembleia-geral de 13 de Dezembro de 2013.

Subscrita pelos associados:
Carlos Moutinho, sócio nº 1.284
José Manuel Soares, sócio nº 1.722
André Ennes, sócio nº 2.652
Paulo Peters, sócio nº 2.869
Ricardo Antunes, sócio nº 2.892
Óscar Machado Rodrigues, sócio nº 4.278
José Manuel Anacleto, sócio nº 4.720
Pedro Lourenço, sócio nº 5.617
Nuno Lopes, sócio nº 26.886


PROPOSTA

Em Agosto de 2011, por iniciativa da Direção do Clube de Futebol «Os Belenenses», e justificada pelas graves dificuldades financeiras por que passava o Clube, levou esta a tomar algumas medidas drásticas, entre as quais, equacionar a continuidade do Futsal.

Esta continuidade foi condicionada à auto-sustentabilidade da Modalidade, tendo sido dada autonomia à sua gestão desportiva, administrativa e financeira, através da assinatura de um protocolo com um grupo de sócios que veio a constituir o Núcleo de Amigos do Futsal - NAF.

No protocolo assinado entre as partes, para além de toda a gestão da equipa sénior, constava a obrigatoriedade da divida do Clube para com o treinador Alípio Matos, no valor de algumas dezenas de milhares de euros, transitar para responsabilidade do NAF, ficando da responsabilidade do Clube exclusivamente a cedência das suas instalações para treinos e jogos, e outros eventos desportivos e comerciais, sem qualquer contrapartida financeira.


CONSIDERANDO QUE:

- Sozinhos, de forma voluntariosa e corajosa, lutando contra a crise económica que assola o nosso País e a enorme dificuldade na obtenção de apoios e patrocínios, os membros do NAF conseguiram manter o Futsal vivo, superando uma improvável e triste descida de divisão, regressando ao principal escalão na época imediata, onde actualmente se encontra num lugar de acesso ao Play-Off, com uma equipa de jovens sustentada na formação (70% do plantel são ex-juniores) e com um dos orçamentos mais baixos da I Divisão.

- Do ponto de vista financeiro, e graças ao árduo trabalho desenvolvido pelo NAF, o Futsal é actualmente uma modalidade sustentável, com o orçamento desta época assegurado a 100% e sem qualquer dívida a terceiros (tendo inclusive fechado o acordo de regularização da dívida existente para com o Sr. Alípio Matos), o que nos dá garantia e segurança para continuar a mostrar pelos pavilhões de Portugal o orgulho em ser Belenenses.

- Foi ainda durante esta gestão do NAF, que o Clube de Futebol «Os Belenenses», passou a ser o primeiro Clube em Portugal a ter uma designação comercial associada ao nome do Clube, num contrato assinado com a ElPozo, e cuja designação na Liga Sport Zone Futsal é Belenenses/ElPozo.
- Apesar desta época desportiva estar perto do seu meio, o NAF tem de começar a preparar a época desportiva de 2014/15, quer do ponto de vista financeiro, com a angariação e/ou renovação de patrocinadores, quer do ponto de vista desportivo, com a renovação de contratos com alguns dos nossos jovens que começam a ser cobiçados por outros clubes.

- Do ponto de vista desportivo, o NAF tem um projeto desportivo sólido e consolidado, tendo como base a excelência da sua formação, e o seu aproveitamento para a constituição da equipa sénior, não tendo dessa forma necessidade de recorrer sistematicamente a atletas formados noutros locais, o que inflacionaria desnecessariamente o orçamento da equipa.

- O Clube continua a debater-se com dificuldades financeiras que impedem que seja dado o apoio financeiro necessário para a manutenção do projeto desportivo em execução, quiçá da manutenção da modalidade no Clube.

- O NAF continua a reunir TODAS as condições para continuar a desenvolver o seu trabalho na gestão das vertentes desportivas e financeiras, da equipa sénior de FUTSAL do Belenenses.

- O protocolo existente termina no final desta época desportiva, e que o trabalho do NAF não está ainda terminado.


PROPÕE-SE:

Que o protocolo existente entre o Clube e o NAF seja renovado por mais um ano, (até ao final da época 2014/15), de forma a garantir que o NAF continuará o seu trabalho, assegurando o planeamento da próxima época, ficando a decisão de prolongar o mesmo para além dessa data à consideração da próxima Direcção, que vier a ser eleita em Outubro de 2014.